Saiba como organizar a divulgação nas redes sociais
 



Dica de Escrita

Saiba como organizar a divulgação nas redes sociais

Graziana Fraga




O ano novo chegou, que tal investir um tempinho para planejar os conteúdos que você vai compartilhar em suas redes sociais em 2023?

O primeiro passo é entender qual é o seu objetivo, quais projetos você quer divulgar? Quais são as suas metas para 2023? Inicie respondendo essas questões.

Depois disso, crie uma lista de temas que você domina e que tenham a ver com os projetos que você quer divulgar e que também possam interessar a sua audiência, em seguida, para cada um, liste assuntos que você pode abordar em publicações nas suas redes sociais, assim, você identifica o seu calendário editorial e pode iniciar a desenvolver o conteúdo para as suas redes sociais.

Para cada assunto, em um tema "guarda-chuva" você também pode pensar nos formatos dos conteúdos que vai desenvolver, nas redes sociais é possível compartilhar imagens, vídeos, áudios, fazer lives, são muitas as possibilidades. Talvez a imagem de uma revista impressa possa ajudar a planejar mais facilmente o seu calendário editorial, pois é possível visualizar muito bem os temas e assuntos abordados nesse tipo de formato.

Também é importante pensar em parcerias, com quem você pode desenvolver conteúdos colaborativos? Quem você pode chamar para fazer lives e compartilhar a sua audiência? Faça uma lista de parceiros e proponha colaboração.

Lembre-se que as redes sociais foram criadas para o diálogo e a interação, além de desenvolver um conteúdo interessante, você precisa acessar e interagir com outras pessoas, seguir pessoas da sua área e de outras, comentar, curtir e compartilhar e assim, aumentar o seu engajamento, para que o engajamento em sua página também aconteça. Para o algoritmo, os relacionamentos importam, é fundamental incentivar e responder às interações.

Mas se para você é sempre muito complexo criar conteúdos e muitas vezes você fica perdido, sem saber o que publicar, ter um planner pode ajudar e muito o seu dia a dia. O planner é uma ferramenta excelente que pode auxiliar você na criação dos conteúdos para redes sociais.

Planner vem do inglês e quer dizer "planejador" e esse significado representa bem a ferramenta utilizada para planejar dias, semanas, meses. Cada usuário pode utilizá-la como achar melhor, já que cada pessoa se organiza de uma forma diferente.

Um planner para criação de conteúdo digital é como um mapa para você desenvolver as suas postagens, diferente de uma agenda, utilizada para executar um plano, na prática, o planner que é mais profundo e tem espaço para um planejamento maior. Ideal é que você reserve um turno de um dia da semana que achar melhor para se organizar com a ferramenta e registrar as suas ideias para colocá-las em prática.

Sempre indico testar qual melhor formato de planejamento, eu, por exemplo, me organizo muito bem e consigo desenvolver conteúdos para um mês rapidamente, para outras pessoas é mais fácil pensar no conteúdo que vai desenvolver semanalmente. O importante é criar com antecedência e ter sempre material programado pelo menos uma semana à frente, assim você sempre terá tempo para planejar melhor o que será publicado e manterá a constância de publicação, essencial para que o algoritmo das redes sociais entenda o seu ritmo de publicação e apresente as suas postagens para a sua audiência.

Se você tem interesse em adquirir essa ferramenta para organizar as suas ideias de publicações nas redes sociais, clique aqui e conheça o planner para criação de conteúdo para as redes sociais que desenvolvi especialmente para escritores.

 

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